2 de Copas TAROT - significado, planetas e reflexões
O dois de copas é encarado como uma carta muito positiva num baralho de Tarot. Anuncia desfechos favoráveis seja nos negócios, amor, saude e honra. Fala-nos de amor, amizade, parcerias, união e simpatia e por isso mesmo alguns autores descrevem a energia desta carta como reconciliação e paz, o inicio de uma nova relação, passando pela descoberta de uma alma gémea ou anunciando uma parceria harmoniosa seja num projecto ou num relacionamento amoroso.
Esta carta é também a representação da relação astrológica entre vénus e caranguejo e quando olhamos com atenção para esta dimensão do dois de copas percebe-mos que ela nos fala essencialmente de auto-estima.
Fala-nos essencialmente de auto-estima porque a energia do do amor só é plenamente manifestada quando bipolarizada. Dois seres que simultaneamente a a dividem e a voltam a unificar num exercício que é o pilar de qualquer manifestação, desenvolvimento e. Evolução. O ciclo virtuoso que vai da unidade passando pela dualidade para depois regressar ao inicio, uma espiral que segundo correntes da antropologia moderna justifica ela própria a evolução do homem enquanto espécie.
O dois de copas é a sublime manifestação da energia emocional que une dois seres humanos. É a semente germinada de uma parceria, uma ligação, a união entre dois seres que se ligam para a construção de algo comum. Por mais pratica que esta união seja, nunca pode ser despida do seu lado emocional porque se assim não for a carta que a representa não poderá ser o dois de copas, terá de ser outra. Muitas vezes num relacionamento seja ele amoroso, familiar ou profissional colocamos a tónica no outro e procuramos as respostas para a evolução desse relacionamento fora de nós, apontando o dedo ao outro. A questão é que se nós não estivermos numa boa relação connosco próprios, uma relação com outros fica desde logo inviabilizada á partida. Por isso mesmo não podemos encarar o dois de copas de uma perspectiva tão positiva que acabe or redundar em toxicidade e ilusão.
Esta carta fala-nos do potencial de vínculos fortes, parcerias verdadeiramente ricas e compromissos duradouros. No seu lado luminoso é sobre dar e receber, cuidar e nutrir, ser cuidado e ser nutrido. Fala-nos sobre encontrar no outro um espaço onde podemos ser vulneráveis e autênticos sem por em causa a nossa segurança. Mas quando vemos a luz temos de ter consciencia de que a sombra tem também uma mensagem importante e por isso mesmo o dois de copas convida a uma reflexão sobre a nossa auto-estima, sobre o esconder quem somos atras de uma relação, sobre insegurança e a consequente necessidade de controlo e manipulação ou até sobre a eventual dificuldade em encontrar e manter parcerias.
Comentários
Enviar um comentário